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Camila Hagen,
Aurora - Colorado

Monday, October 18, 2010

Projeto de Pesquisa - Disciplina Laboratório de Pesquisa II

 
Discrimanação de raças e culturas na comunidade escolar: qual é a solução?

Justificativa

O projeto foi escolhido devido a observações de ações discriminatórias dos americanos brancos nativos contra americanos negros e imigrantes (asiáticos, africanos e hispânicos) dos mais diversos países na cidade de Aurora, Colorado – EUA. Ao todo, 35,57% ( dados demográfico apresentados no website da cidade de Aurora) da população é discriminada diáriamente, mesmo que sutilmente. Essas ações, apesar de serem enraizadas na população americana branca, precisam ser revistas, afinal a cidade de Aurora tem uma diversidade cultural muito grande e todos têm direito a serem respeitados e valorizados, independente da sua raça ou cultura. Portanto, a pesquisa foi escolhida e a comunidade deve apostar nessa mesma porque, sem dúvida, a mudança na mentalidade da população deve ser iniciada na escola, sendo esse  um espaço privilegiado para que a verdadeira democracia que muitos desejam aconteça. Tanto pesquisas sobre o funcionamento do cérebro quando pesquisas sobre o desenvolvimento da criança, mostram que uma das coisas mais importantes que as crianças precisam aprender na escola é de respeitar a todos igualmente, independente da raça, língua e cultura. Basicamente, as crianças precisam aprender os princípios básicos da democracia que são: partcipipação, igualdade e respeito ao próximo (FIELDS 2010). De acordo com o departamento de educação do estado do Colorado (Colorado Department of Education Equity Toolkit for Administrators 2010), para que a democracia deja preservada na escola, nós educadores precisamos ser líderes da nossa comunidade e eliminar os impactos negativos de uma educação que não promove oportunidade igual a todos estudantes. Portanto, toda a comunidade deve trabalhar (com o apoio total da escola) para que nenhum estudante seja excluído ou descriminado em hipótese alguma.

 Formulação de Hipóteses
Entender como as pessoas dessa comunidade escolar específica percebem a si próprias e aos membros da comunidade, como também se a comunidade escolar em geral se sente em relação à ações discriminatórias ou  desrespeito a sua cultura no contexto escolar. A partir dos resultados da pesquisa tentar encontrar soluções pertinentes para o problema enfrentado pela comunidade.

Objetivos
Objetivos Geral:
  • Comprovar que certos membros da comunidade escolar estudadas sentem-se excluídos ou discrimidados por serem de diferentes raças e culturas e analisar os resultados da pesquisa com o intuito de encontrar alternativas que ajudem a sanar ações discriminatórias ou exclusão na sociedade.
Objetivos Específicos:
  • Conscientizar a comunidade escolar e ajudar a amenizar um problema tão sério como o de discriminação de raças e culturas, que muitas vezes não é considerado relevante ou importante para o corpo docente ou gestores das mais diversas escolas;
  • Entender em que medida a comunidade escolar pesquisada ajudada os seus membros a compreender quais os direitos e deveres do cidadão na sociedade;
  • Entender se os membros da comunidade escolar sentem-se respeitados no contexto escolar e na comunidade em geral.


Definição da Metodologia

A intenção do projeto é de discutir abertamente com a comunidade escolar sobre a diferenças raciais existentes, como também a importância de respeitar a bagagem cultural de cada um, independente de sua origem. Pais, estudantes, professores e gestores devem entender a sua imagem e quem eles realmente são, para que problemas psicológicos decorrentes de  descriminação e baixa auto-estima não interfiram com a aprendizagem e ensino no contexto escolar. Com a discussão aberta desse tema tão delicado, a comunidade escolar poderá decidir quais as ações mais eficazes para que o combate à discriminação e exclusão aconteça. Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de convencer o distrito escolar a oferecer treinamento a todos os professores e gestores, assim como promover cursos sobre as  mais diferentes culturas ao longo do ano, com o intuito de ensinar as riquezes que cada cultura tem para oferecer.
Os dados para a pesquisa foram coletados na escola Sunrise Elementary entre os dia 28/09/10 e 04/10/10. Primeiramente, a pesquisadora fez observações assistemáticas e objetivas, apesar de ter participado ativamente da comunidade estudada. Pais de alunos foram entrevistados de forma semi-estruturada (essa forma de entrevista permite mais flexibilidade na hora da entrevista) com a permissão do diretor da escola, porém nenhum vídeo pôde ser gravado. Assim, a pesquisadora elaborou um roteiro com os principais tópicos, tentando manter ao mesmo tempo um diálogo aberto com os entrevistados. As seguintes perguntas fizeram parte do roteiro da entrevista:
1)      Qual a sua origem?
2)      Você sente que a sua cultura é respeitada na escola do seu filho ou filha?
3)      Na sua opinião, quais são medidas que podem ser tomadas para que a sua cultura seja melhor respeitada pela comunidade escolar?
Por fim, uma reunião com a direção da escola foi marcada para a discussão dos resultados da pesquisa e elaboração das medidas que devem ser tomadas para que o problema seja sanado ou amenizado.

Delimitação e seleção da amostra
A delimitação e seleção da amostra foi realizada após a análise de todas as entrevistas realizadas. Portanto,  a pesquisadora escolheu as amostras que suportam as principais idéias do projeto, considerando especialmente sugestões levantadas pelos entrevistados para que o problema da comunidade seja sanado ou amenizado.


Cronograma

·         Observações – 28 e 29/09/10
·         Entrevistas – 30/09/10 e 01/10/10
·         Reunião com a direção da escola – 04/10/10

 
Considerações


Não somente educadores e gestores, mas toda a comunidade escolar em geral deve aprender a respeitar a diferenças sociais presentes na sociedade, como também conhecer as diferentes histórias das culturas que a compõem, afinal todos têm o direito de serem respeitados indiferentemente de sua raça, cor, gênero e cultura. Uma das entrevistadas afirmou “Ninguém nunca me pergunta sobre a minha origem ou a minha cultura. Seria muito bom se as minhas crianças não fossem consideradas diferentes, mas especiais, afinal elas tem muito a oferecer à comunidade escolar. Se as pessoas conhecessem mais sobre a minha cultura, elas talvez não me olhariam feio nas ruas e não me julgariam. Eu não quero que isso aconteça com as minhas crianças” (Nadia Khweis – Palestina)
 A escola pública é o instrumento capaz de promover a democracia, motivo pelo qual precisa ser aberta e engajada com as necessidades e os interesses dos grupos sociais aos quais atende. Por isso, a escola deve ser  considerada um espaço privilegiado de construção de conhecimentos e de envolvimento de valores, e ser capaz de construir uma proposta capaz de transformar a sociedade no sentido de torná-la menos desigual e mais democrática. Um espaço democrático por direito deve refletir sobre formas de inclusão social, de modo que os sujeitos participem de seu grupo social e usufruam as possibilidades que as instituições e o Estado oferecem (Silva 2005). Nesse sentido, a educação dos professores é a base para que a educação ofereça oportinidades para que os alunos aprendam conteúdos que são significativos e os motivem a estudar, como também que a educação no Brasil e no mundo seja capaz de preparar todos os alunos para serem membros conscientes da sociedade.
            Felizmente, a comunidade escolar observada fez questão de debater os resultados do projeto e tomar ações imediatas para que cultura e diversidade seja discutido abertamente entre alunos e professores, assim como entre gestores e funcionários da escola em geral. A escola comecará a oferecer cursos sobre diferentes culturas para a comunidade, começando em janeiro de 2010, e também, professores, funcionário e gestores participarão de um workshop chamado “como lidar com diversidade cultural na comunidade escolar”.


Referências Teóricas
AURORA, Colorado. Demographics. Disponível em: https://www.auroragov.org/stellent/groups/public/documents/article-publication/005075.pdf. Acessado em: 08.10.2010
COLORADO DEPARTMENT OF EDUCATION. Equity Toolkit for Administrators. 2010 Disponível em : http://www.cde.state.co.us/cde_english/download/Resources-Links/Equity%20toolkit%20Final_2010.pdf. Acessado em: 06.10.2010.
FIELDS, Marjorie V. Constructive Guidance and discipline: preschool and primary education. Pierson, 5t ed. 2010.
SILVA, A. P. et al.Paulo Freire – Pedagogia da Diversidade? V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife, 19 a 22-setembro. 2005. Disponível em: http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/PAULO%20FREIRE%20-%20PEDAGOGIA%20DA%20DIVERSIDADE.pdf. Acessado em: 06.10.2010.

1 comment:

  1. Ola Camila,
    Muito interessante o seu blog, trata de um tema que desde a antiguidade geraram conflitos e guerras. E no mundo moderno não cabe mais as discriminações raciais,culturais, etc pois hoje o mundo esta globalizado com pessoas de diversas raças e culturas viajam e se integrando a outras comunidades, como acontece onde moro aqui no japão. Apesar de algumas pessoas com pensamento arcaico ainda discriminarem outras raças, de um modo geral já houve uma grande evolução aqui, e espero que ai no Colorado e no resto do mundo o racismo seja coisa somente do passado, e que possamos todos caminharmos juntos para enfrentar os problemas que afligem o mundo.
    Um abraço
    Márcia.

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