Todos somos iguais!

Li In - Simply Art, Hong Kong
Sejam bem vindos!
Sejam bem vindos ;)
Puxe a cadeira e sinta-se em casa...Vamos descutir nesse blog sobre os desafios e avanços alcançados no que diz respeito a cultura e diversidade. Obrigada por participar!
Camila Hagen,
Aurora - Colorado
Puxe a cadeira e sinta-se em casa...Vamos descutir nesse blog sobre os desafios e avanços alcançados no que diz respeito a cultura e diversidade. Obrigada por participar!
Camila Hagen,
Aurora - Colorado
Monday, November 8, 2010
Friday, October 29, 2010
Quem mora no Colorado é feliz...
Pelo menos a maior parte do moradores parece ser... Diversos moradores do Colorado afirmam que morar no Colorado é maravilhoso! O interessante é que neva muito nesse estado, mas mesmo assim as pessoas parecem felizes com a sua escolha. Ao conversar com moradores de Aurora (meus vizinhos preferem anonimato), muitos deles sentem-se seguros, felizes por morar em um bairro com tanta diversidade cultural e uma escola que está aberta a mudanças. A escola Sunrise promove bastante eventos que envolvem a comunidade (exemplo, Sunrise Fall Festival), mas os moradores acreditam que uma Associação de Moradores deve ser criada para que os moradores do bairro se conheçam melhor e os membros da comunidade sintam-se livres para exibir a sua cultura e história. Assim, as pessoas dessa comunidade não ignoram que ainda existe certa discriminação racial na região, porém estão tentando agir para que o problema seja sanado. Espero que esses projetos saiam do papel e entrem em vigor no próximo ano.
"A educação é a maior ferramenta para á igualdade social entre os homens"
Fico feliz em postar que ao conversar com professores que são parte da Associação de Pais e Professores da escola Sunrise Elementary (PTCO), todos os professores envolvidos na Associação declararam ser de extrema importância a participação dos pais nos cursos sobre diferentes culturas que será ministrado na escola a partir de Janeiro de 2011. O curso está sendo promovido diariamente, assim como a ideia de que a educação é a maior ferramenta para á igualdade social entre os homens. Informo que darei continuidade ao projeto de pesquisa “Discrimanação de raças e culturas na comunidade escolar: qual é a solução?
e continuarei postando sobre as conquistas do projeto.
Tuesday, October 19, 2010
Conhecendo um pouco mais sobre o estado do Colorado
A cidade de Aurora está localizada no Colorado, um dos 50 estado dos EUA, localizado na região dos estado de Montanhas Rochosas. Seu terreno acidentado, cheio de montanhas, bem como a grande quantidade de precipitação de neve durante o inverno, criou um terreno propício para a criação de diversos resorts de esqui - como a internacionalmente conhecida Aspen, sendo o turismo uma fonte importante de renda da região. O nome do estado provém da palavra espanhola colorado, que significa "colorado", ou "de cor vermelha". Os primeiros exploradores a explorar a região foram os espanhóis, que nomearam o rio que corta muito do atual Colorado. As taxas de crescimento populacional do Colorado são das mais altas do país, alimentadas primariamente por causa da imigração hispânica. Segundo estimativas realizadas em 2004, a população crescerá para 7,15 milhões em 2030.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colorado%20e%20Acessado em 19.09.2010.Monday, October 18, 2010
Projeto de Pesquisa - Disciplina Laboratório de Pesquisa II
Discrimanação de raças e culturas na comunidade escolar: qual é a solução?
Justificativa
O projeto foi escolhido devido a observações de ações discriminatórias dos americanos brancos nativos contra americanos negros e imigrantes (asiáticos, africanos e hispânicos) dos mais diversos países na cidade de Aurora, Colorado – EUA. Ao todo, 35,57% ( dados demográfico apresentados no website da cidade de Aurora) da população é discriminada diáriamente, mesmo que sutilmente. Essas ações, apesar de serem enraizadas na população americana branca, precisam ser revistas, afinal a cidade de Aurora tem uma diversidade cultural muito grande e todos têm direito a serem respeitados e valorizados, independente da sua raça ou cultura. Portanto, a pesquisa foi escolhida e a comunidade deve apostar nessa mesma porque, sem dúvida, a mudança na mentalidade da população deve ser iniciada na escola, sendo esse um espaço privilegiado para que a verdadeira democracia que muitos desejam aconteça. Tanto pesquisas sobre o funcionamento do cérebro quando pesquisas sobre o desenvolvimento da criança, mostram que uma das coisas mais importantes que as crianças precisam aprender na escola é de respeitar a todos igualmente, independente da raça, língua e cultura. Basicamente, as crianças precisam aprender os princípios básicos da democracia que são: partcipipação, igualdade e respeito ao próximo (FIELDS 2010). De acordo com o departamento de educação do estado do Colorado (Colorado Department of Education Equity Toolkit for Administrators 2010), para que a democracia deja preservada na escola, nós educadores precisamos ser líderes da nossa comunidade e eliminar os impactos negativos de uma educação que não promove oportunidade igual a todos estudantes. Portanto, toda a comunidade deve trabalhar (com o apoio total da escola) para que nenhum estudante seja excluído ou descriminado em hipótese alguma.
Formulação de Hipóteses
Formulação de Hipóteses
Entender como as pessoas dessa comunidade escolar específica percebem a si próprias e aos membros da comunidade, como também se a comunidade escolar em geral se sente em relação à ações discriminatórias ou desrespeito a sua cultura no contexto escolar. A partir dos resultados da pesquisa tentar encontrar soluções pertinentes para o problema enfrentado pela comunidade.
Objetivos
Objetivos Geral:
- Comprovar que certos membros da comunidade escolar estudadas sentem-se excluídos ou discrimidados por serem de diferentes raças e culturas e analisar os resultados da pesquisa com o intuito de encontrar alternativas que ajudem a sanar ações discriminatórias ou exclusão na sociedade.
Objetivos Específicos:
- Conscientizar a comunidade escolar e ajudar a amenizar um problema tão sério como o de discriminação de raças e culturas, que muitas vezes não é considerado relevante ou importante para o corpo docente ou gestores das mais diversas escolas;
- Entender em que medida a comunidade escolar pesquisada ajudada os seus membros a compreender quais os direitos e deveres do cidadão na sociedade;
- Entender se os membros da comunidade escolar sentem-se respeitados no contexto escolar e na comunidade em geral.
Definição da Metodologia
A intenção do projeto é de discutir abertamente com a comunidade escolar sobre a diferenças raciais existentes, como também a importância de respeitar a bagagem cultural de cada um, independente de sua origem. Pais, estudantes, professores e gestores devem entender a sua imagem e quem eles realmente são, para que problemas psicológicos decorrentes de descriminação e baixa auto-estima não interfiram com a aprendizagem e ensino no contexto escolar. Com a discussão aberta desse tema tão delicado, a comunidade escolar poderá decidir quais as ações mais eficazes para que o combate à discriminação e exclusão aconteça. Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de convencer o distrito escolar a oferecer treinamento a todos os professores e gestores, assim como promover cursos sobre as mais diferentes culturas ao longo do ano, com o intuito de ensinar as riquezes que cada cultura tem para oferecer.
Os dados para a pesquisa foram coletados na escola Sunrise Elementary entre os dia 28/09/10 e 04/10/10. Primeiramente, a pesquisadora fez observações assistemáticas e objetivas, apesar de ter participado ativamente da comunidade estudada. Pais de alunos foram entrevistados de forma semi-estruturada (essa forma de entrevista permite mais flexibilidade na hora da entrevista) com a permissão do diretor da escola, porém nenhum vídeo pôde ser gravado. Assim, a pesquisadora elaborou um roteiro com os principais tópicos, tentando manter ao mesmo tempo um diálogo aberto com os entrevistados. As seguintes perguntas fizeram parte do roteiro da entrevista:
1) Qual a sua origem?
2) Você sente que a sua cultura é respeitada na escola do seu filho ou filha?
3) Na sua opinião, quais são medidas que podem ser tomadas para que a sua cultura seja melhor respeitada pela comunidade escolar?
Por fim, uma reunião com a direção da escola foi marcada para a discussão dos resultados da pesquisa e elaboração das medidas que devem ser tomadas para que o problema seja sanado ou amenizado.
Delimitação e seleção da amostra
A delimitação e seleção da amostra foi realizada após a análise de todas as entrevistas realizadas. Portanto, a pesquisadora escolheu as amostras que suportam as principais idéias do projeto, considerando especialmente sugestões levantadas pelos entrevistados para que o problema da comunidade seja sanado ou amenizado.
Cronograma
· Observações – 28 e 29/09/10
· Entrevistas – 30/09/10 e 01/10/10
· Reunião com a direção da escola – 04/10/10
Considerações
Não somente educadores e gestores, mas toda a comunidade escolar em geral deve aprender a respeitar a diferenças sociais presentes na sociedade, como também conhecer as diferentes histórias das culturas que a compõem, afinal todos têm o direito de serem respeitados indiferentemente de sua raça, cor, gênero e cultura. Uma das entrevistadas afirmou “Ninguém nunca me pergunta sobre a minha origem ou a minha cultura. Seria muito bom se as minhas crianças não fossem consideradas diferentes, mas especiais, afinal elas tem muito a oferecer à comunidade escolar. Se as pessoas conhecessem mais sobre a minha cultura, elas talvez não me olhariam feio nas ruas e não me julgariam. Eu não quero que isso aconteça com as minhas crianças” (Nadia Khweis – Palestina)
A escola pública é o instrumento capaz de promover a democracia, motivo pelo qual precisa ser aberta e engajada com as necessidades e os interesses dos grupos sociais aos quais atende. Por isso, a escola deve ser considerada um espaço privilegiado de construção de conhecimentos e de envolvimento de valores, e ser capaz de construir uma proposta capaz de transformar a sociedade no sentido de torná-la menos desigual e mais democrática. Um espaço democrático por direito deve refletir sobre formas de inclusão social, de modo que os sujeitos participem de seu grupo social e usufruam as possibilidades que as instituições e o Estado oferecem (Silva 2005). Nesse sentido, a educação dos professores é a base para que a educação ofereça oportinidades para que os alunos aprendam conteúdos que são significativos e os motivem a estudar, como também que a educação no Brasil e no mundo seja capaz de preparar todos os alunos para serem membros conscientes da sociedade.
Felizmente, a comunidade escolar observada fez questão de debater os resultados do projeto e tomar ações imediatas para que cultura e diversidade seja discutido abertamente entre alunos e professores, assim como entre gestores e funcionários da escola em geral. A escola comecará a oferecer cursos sobre diferentes culturas para a comunidade, começando em janeiro de 2010, e também, professores, funcionário e gestores participarão de um workshop chamado “como lidar com diversidade cultural na comunidade escolar”.
Referências Teóricas
AURORA, Colorado. Demographics. Disponível em: https://www.auroragov.org/stellent/groups/public/documents/article-publication/005075.pdf. Acessado em: 08.10.2010
COLORADO DEPARTMENT OF EDUCATION. Equity Toolkit for Administrators. 2010 Disponível em : http://www.cde.state.co.us/cde_english/download/Resources-Links/Equity%20toolkit%20Final_2010.pdf. Acessado em: 06.10.2010.
FIELDS, Marjorie V. Constructive Guidance and discipline: preschool and primary education. Pierson, 5t ed. 2010.
SILVA, A. P. et al.Paulo Freire – Pedagogia da Diversidade? V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife, 19 a 22-setembro. 2005. Disponível em: http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/PAULO%20FREIRE%20-%20PEDAGOGIA%20DA%20DIVERSIDADE.pdf. Acessado em: 06.10.2010.
Thursday, October 14, 2010
Um pouco da história da minha comunidade ;)
Eu moro na cidade de Aurora, que é uma das maiores cidades do estado do Colorado, com população predominantemente negra e hispânica, o que gera muito preconceito em relação a essa cidade. É importante citar que a história de racismo da região foi gerada pelo fato da cidade de Denver segregar negros e brancos até o início do século XX os negros eram obrigados a residir em Aurora. Apesar da minha cidade ser considerada perigosa e de nível médio-baixo, crimes acontecem esporadicamente e a escola da região (Sunrise Elementary) é muito bem conceituada e faz parte do distrito Cherry Creek Schools Disctrict, considerado o segundo melhor do estado. Felizmente, eu trabalho como professora de pré-escola na escola Sunrise Elementary, onde a comunidade escolar é muito consistente e participativa, e todos tem os mesmos objetivos: que as crianças sucedam nas vida escolar. Portanto, a comunidade além de ser bastante diversa (o que eu considero fundamental pois não sou americana), é também bastante colaborativa e familiar e eu me sinto segura e quero morar aqui por muitos anos! Os desafios referentes a aceitação e tolerância de diferentes culturas em cidades que possuem população bem miscigenada, inspirou o projeto de pesquisa para o curso Laboratório de Pesquisa III do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília. Em breve o projeto será postado na integra para que todos o possam conferir.
Monday, October 4, 2010
Para Refletir...
Quando se faz a fusão de um terço de racismo, com a mesma porção de discriminação e ainda somando-se a isto mais um terço de indiferença com o próximo, obtém-se a fórmula infalível do maior câncer sofrido pela humanidade.
Ivan Teorilang
Subscribe to:
Posts (Atom)
http://iac.spaceblog.com.br/479698/Diversidade-Cultural/